quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Evernote Market: O serviço que virou produto

Há muitos anos atrás fiz um curso de Gerência de Marketing no SENAC e um dos ensinamentos que mais me marcou foi: "restaurante é um dos ramos de negócio mais difíceis de atuar, pois 50% do esforço é serviço (atendimento) e 50% é produto (comida e bebida), e você tem que ser igualmente bom nos dois para se destacar". Lição aprendida!

Como profissional de internet, hoje vejo como é difícil prestar um serviço de qualidade, ainda mais em um mercado onde a concorrência está "a um click" (claro que não perderia a chance de usar esse chavão clássico), com promessas milagrosas e preços incríveis, tudo para roubar aquele cliente inocente, que ainda acredita que algo pode ser bom, barato e rápido.

Eis que nesta quinta-feira (26/09), me deparo com o vídeo no final deste post, da empresa Evernote anunciando o seu Market: "Products to keep you productive, creative, and constantly improving" (Produtos para mantê-lo produtivo, criativo e em constante aperfeiçoamento).

Para quem ainda não conhece o Evernote, é uma ferramenta que simplesmente organiza toda a sua vida: notas, fotos, documentos, tarefas, reuniões etc. Você captura desde sites favoritos, artigos, notícias, e-mails, anotações em papel, em áudio e cartões de visita até documentos digitalizados, todos organizados em cadernos e tags (etiquetas) para facilitar o problema universal de todos nós, mortais colecionadores de papel: achar aquela informação depois de alguns dias, meses e anos.

O grande diferencial do Evernote é sua simplicidade de uso e sua onipresença, além da versão web, o programa existe em Mac, Windows, em extensões para todos os navegadores mais utilizados (Chrome, Firefox, Safari, Opera e Internet Explorer) e, claro, em formato de aplicativo para smartphones e tablets (Android, iPad, iPhone, iPod, Windows Phone, Blackberry e WebOS). A empresa, sediada na Califórnia e com mais 8 escritórios em 7 países, criou todo um ecossistema em torno da ferramenta, mantendo todos os apps constantemente atualizados e seguindo a mesa filosofia "Remember Everything" (Lembre-se de tudo).

Eis que insatisfeitos em terem atingido a excelência no mundo dos serviços on-line, o lançamento do Evernote Market hoje traz toda esse mantra de produtividade, criatividade e aperfeiçoamento contínuo para produtos do "mundo real", ou seja, o serviço virou produto. Em parceria com empresas renomadas da Itália, Japão, Estados Unidos e França, eles criaram cadernos, pastas, mochilas, carteiras, canetas stylus, scanners portáteis e até meias. Todos com o design, a qualidade e a sofisticação da marca, cujo símbolo é um elefante e já possui mais de 65 milhões de usuários em cinco anos de atividades (a empresa foi fundada em 2008 por Phil Libin, que continua a frente da companhia).

Como um dos 1,7 milhão de usuários brasileiros do Evernote e cliente muito satisfeito desde 2009, irei certamente comprar alguns desses produtos. O vídeo abaixo está em inglês, mas logo eles devem colocar a nossa versão no canal oficial em português. Espero que vocês gostem também: