quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Porto Cai na Rede", uma campanha inteligente de marketing digital e turístico

[update002] A votação acabou na última sexta-feira, dia 25/09. Infelizmente não fui escolhido e agradeço a todos os amigos que votaram neste post. Muito Obrigado![/update002]

[update] Este post foi aprovado pela diretoria da campanha, se achar que eu mereço participar do encontro, favor votar clicando na imagem abaixo: [/update]




Como profissional de (e apaixonado pela) internet, tenho acompanhado de perto toda a evolução da chamada "Comunicação ON" nas diversas estratégias das empresas, agências e pessoas físicas para alcançar seu objetivo, seja ele um resultado comercial, institucional ou simplesmente a fama.

Então hoje conheci a "Porto Cai na Rede", uma ação da Prefeitura de Ipojuca-PE para divulgar os atrativos da paradisíaca praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, eleita em 2008 (pela oitava vez consecutiva) a “Melhor Praia do Brasil” pelos leitores da Revista Viagem e Turismo.

E o quê que essa pernambucana tem demais para atrair todos os anos meio milhão de turistas? Bem, a começar pelo relaxante banho em uma de suas piscinas naturais de águas cristalinas e mornas, passando pelo contato direto com peixes de todas as cores às piscinas dos resorts, que somadas são quase do tamanho de dois gramados do Maracanã, à prática de esportes radicais como o surfe, kitesurf e mergulho, até um passeios de jangada para conhecer a flora e fauna local. Tudo isso em um vilarejo de praia cercado de coqueiros e rico em artesanato, cultura e culinária típica, que conta com uma excelente infra-estrutura de hotéis, chalés e pousadas a apenas 65 Km do Aeroporto Internacional do Recife.


Voltando à campanha, a estratégia é reunir durante 4 dias 40 blogueiros selecionados entre diversos perfis para ter uma experiência inesquecível em Porto e, como formadores de opinião que são, espalharem suas impressões (positivas ou negativas) sobre este destino turístico, no melhor estilo "Safari Urbano LG", promovido ano passado. Aí vem a parte mais interessante, além dos "40 escolhidos", serão sorteados mais 5 convites entre os internautas, são os 5 Finais, sendo que 3 para os melhores posts sobre o tema "Porque eu quero ir para o Porto Cai na Rede", 1 para os usuários cadastrados no site oficial e 1 para os seguidores do perfil @portocainarede no Twitter.

Resultados. A ação não tem nem 1 mês de vida (foi lançada no dia 13 de agosto) e já conta com mais de 45000 citações no google para o verbete "Porto Cai na Rede", 1647 seguidores no Twitter e 20 posts candidatos às 3 vagas citadas acima. Meus parabéns à Prefeitura de Ipojuca, aos patrocinadores, à Dáblio Social Media e à Fishy pelo excelente trabalho.

Confira também o perfil no Flickr da campanha.

Um comentário:

  1. Trata-se de uma iniciativa inusitada no sentido de que se espalhou facilmente entre os internautas, twitteiros, blogueiros e que pode ajudar, de fato, a promover a cidade como destino turístico.

    Abraços,
    Stelleo Tolda
    WWW.mercadolivre.com.br/mlog

    ResponderExcluir