sexta-feira, 4 de setembro de 2009

1º Digital Day da S/A Propaganda

1º Digital Day S/A PropagandaNo último sábado, 29/08, fui convidado a participar de um "bate-papo sobre twitter e mídias sociais" em uma das mais tradicionais agências de publicidade do meu estado, a S/A Propaganda. Primeiro vamos ao contexto, depois ao encontro.

É notória em todo o Brasil, a preocupação das grandes agências com o "Digital", com a "revolução" e o poder que a internet está tirando dos grandes meios e anunciantes, sobre a necessidade deles se prepararem para o futuro próximo sem o bom e velho BV de cada mídia, sem o já dominado jogo de boliche, onde quem atinge mais pinos (consumidores) ganha e o mais importante, sem o silêncio dos clientes. A maior "revolução" que internet proporcionou à publicidade&propaganda (e à comunicação como um todo) é permitir que o consumidor escolha QUAL mensagem, QUANDO recebê-la e COMO tratá-la, seja recomendando aos amigos, seja devolvendo a mensagem, seja criticando na rede para que os outros consumidores não sejam enganados .

Kd minha bola? RumO jogo mudou meus amigos, a bolinha agora é de Pinball, você manda a mensagem e ela volta, impacta muitas pessoas ou simplesmente cai no buraco negro, e quando impacta pode ser negativamente, por isso os anunciantes e suas marcas tem que tomar muito cuidado pois a sua reputação e crebilidade podem ser manchadas em questão de segundos, seja via Twitter, Orkut, Facebook, MySpace, MSN ou por ferramentas dedicadas a isso (vide Drimio, uma rede social de marcas).

"E esse tal de Twitter, o que é, como é, como funciona?" Essa foi a pergunta que norteou todo o debate, e dá-lhes explicações sobre a tal arroba (@), Seguidores versus Seguidos, RT's (retwitts), Replies, Directs, Blocks, Hashtags (#), Trend Topics, twhril... ufa! Legal ver o interesse de toda a agência, os olhos brilhando e ao mesmo tempo arregalados pelo impacto de tanta informação sendo "jogada" para eles, pediram logo um manual, uma forma prática de absorver tudo aquilo, então publiquei no site da W7 o e-book do Juliano Spyer (@jasper): "Tudo o que você precisa saber sobre Twitter, em português e grátis"

Teve até camiseta brindePra finalizar, debatemos sobre as vantagens e desvantagens desse novo modelo de negócios que está se desenhando para a publicidade, sobre essa "divisão" ridícula entre Comunicação ON e OFF que alguns players do mercado estão querendo vender (como se tal divisão existisse) e como as agências podem usufruir dessas ferramentas para agregar valor aos clientes que atendem. Falamos do DigitalAge 2.0, realizado dois dias antes, e sobre a afirmação polêmica de Chad Hurley, Cofundador do YouTube e principal palestrante do evento, de que "A internet matará a televisão", mais do que compreensível, afinal de contas ele só quer vender o peixe dele (denovo).

Saldo da brincadeira? Super positivo, agradeço o convite realizado pelo Bonifácio Neto (Boni), ao debate acalorado com o Siqueira Campos, à pesquisa realizada pela Amanda Viana (@mandiaviana) e Liu Pinheiro (@liupinheiro), e a toda a equipe da @sapropaganda, que participou em peso. Parabéns por não se mostrarem alheios às mudanças que nos cercam.

Um comentário:

  1. Esperamos ver algumas formas em uso no mercado local. Que bom que algumas agências tão se mostrando receptivas, ao debate.

    ResponderExcluir