quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Meu primeiro e-commerce


Caríssimos, vivendo e aprendendo... Em 7 anos na profissão de informata nunca fiquei tão impactado com o poder da equação internet + varejo = e-commerce.

Vitrine de produtos não são novidades para mim ou para a W7: CAR Consult e Empório Veículos estão aí para provar isso, já desenvolvemos também um sistema de pagamentos B2B complexo para o PAG Contas e as inscrições on-line da maior prova de regularidade do Brasil, o Enduro-Rally Piocerá/Cerapió, dentre outros, mas faltava algo: um e-commerce.

Sempre tive vontade de fazer uma aplicação B2C e no final de 2008 veio a oportunidade: fechamos contrato com o Crocodilo Beach 2009, o bloco de carnaval mais tradicional do Piauí, com 9 anos de evento e um público de 6.000 foliões.

A integradora escolhida foi o PAG Seguro, tanto pela facilidade de integração com praticamente todas as operadoras de cartão de crédito e bancos como pela ausência de taxa de instalação (SETUP). Nossa meta é vender 17% dos abadás até o dia 20 de fevereiro, véspera do evento. Registramos nossa primeira venda no dia 26/12/2008 e em menos de um mês atingimos 35% da meta.

Dado o fato de que trata-se de Carnaval, a melhor época de vendas serão as duas semanas de fevereiro antes da festa de momo, ou seja, tudo indica que iremos ultrapassar a meta estabelecida pela Diretoria do evento. Meta esta que eu, no alto da minha inexperiência com comércio eletrônico e com Carnaval, considerei impossível de ser alcançada. É o tipo de caso clássico em que eu estou muito feliz em estar errado com alguma coisa ;)

Dia 3 de março teremos outro projeto no campo do e-commerce sendo publicado, espero o sucesso da primeira empreitada se repita, aguardem as novidades.

Grande Abraço