terça-feira, 12 de junho de 2007

Novo site da Apple e WWDC 2007: Safari no Windows e Leopard


Conheci hoje o novo site da Apple, juntamente com a abertura da Worldwide Developers Conference 2007, conferência mundial de desenvolvedores Mac (em pt_br), relizada nesta segunda-feira, 11/06, às 10h de São Francisco (14h de Brasília), pelo CEO da empresa, Steve Jobs.

Antes de mais nada, vale registrar o excelente redesign feito no site da Apple, o que já era bom ficou muito melhor. Lindo, leve e funcional, como todo website deve ser. Na busca foi implementado o recurso Spotlight (que vai mostrando resultados à medida em que você digita), semelhante ao do MAC OS X: um show a parte.

Sobre o WWDC 2007, além das novidades mais do que esperadas do novo MAC OS X, cujo codinome é Leopard, tivemos a estranha surpresa da versão beta do Safari 3 rodando em Windows.

O Leopard apresenta uma infinidade de novos recursos, dentre as quais podemos destacar o Finder, onde podemos navegar pelos arquivos com interface semelhante a do iTunes (pastas à esquerda e arquivos à direita), inclusive com a opção Cover Flow e o Quick Lock, onde os arquivos podem ser visualizados antes de serem abertos independente do formato: documentos pdf, word, excel, vídeos, imagens etc. Ponto para a agilidade.

Quanto ao Safari rodando no Windows, mais decepções do que alegrias: a versão beta 3 é muito instável, travando constantemente. A instalação é rápida e sem complicações, o navegador é leve e simples e rápido, "Just Like Apple Life", mas não consegui adicionar favoritos nem feeds RSS, pois o mesmo dava erro fatal (:p) a cada uma dessas ações. Além disso, o recurso Spotlight do novo site da Apple, do qual falei no iníco deste post, também trava o beta3 do browser da maça.

Para desenvolvedores web como eu, acostumados aos inúmeros add-ons do Firefox, o Safari passa longe de ser a melhor opção. Parece besteira mas a navegação por abas funcionada na base do Crtl + {, Ctrl + }, esqueça o Ctrl + Tab ou o Ctrl + PgUp, Ctrl + PgDn do Firefox, também não podemos acessar diretamente a aba através do Ctrl + #(número da aba), o que atrapalha bastante quanto estamos com muitas abas e janelas abertas simultaneamente. Além disso o Backspace e o Shift + Backspace não funcionam para Voltar e Avançar páginas respectivamente, função primária em qualquer navegador que se preze.

São críticas duras para um versão beta, mas os desenvolvedores da Apple não deviam ter publicado essa versão cheia de bugs do Safari apenas para lançar no WWDC 2007, o tiro pode acertar o próprio pé.

Grande Abraço

Um comentário:

  1. Por motivos óbivos vou me abster de comentar as especificações técnicas acerca das novidades. :)O que posso dizer é que o conteúdo do blog está muito bom. Informações objetivas e úteis tanto para quem trabalha na área como para interessados em tecnologia em geral. Parabéns.

    ResponderExcluir