sexta-feira, 16 de março de 2007

o mundo é plano [definitivamente]


Ontem publiquei o novo layout da CAR CONSULT. Após quatro anos do seu lançamento (dez/2006), o layout original havia passado por frequentes reestilizações sem, entretanto, modificar sua estrutura original. Novos serviços foram acrescentados, novas formas de interação dos consumidores com a revendedora, inclusive com a publicação de ofertas pelos próprios visitantes etc.

Após 6 meses de produção e ajustes finais, a preocupação principal era não "chocar" os clientes já conquistados e fiéis ao projeto inicial. O resultado foi um visual muito mais atraente sem perder a fórmula já consagrada: acesso fácil e rápido aos mais de 370 veículos anunciados no website.

Mas por quê "o mundo é plano"? Na última reunião de aprovação do referido layout com o meu cliente e amigo pessoal, França Júnior, ele me deu a feliz notícia que estava fechando negócio com um brasileiro residente na cidade de Saitama, acreditem, no JAPÃO. O cliente está comprando um carro para os pais, que moram em Recife e se interessou bastante por esta Parati. Agora vejam como não existem mais fronteiras para negócios: um cliente no Japão comprando um carro no Brasil, à venda no pátio de uma loja de Teresina (Piauí) que será entregue em Recife (Pernambuco) à 1137 Km de distância do consumidor final.

Esse é o cenário atual perfeitamente retratado no best-seller de Thomas Friedman, "O Mundo é Plano", um respeitado jornalista americando que analisa como a convergência tanto política como tecnológica permitem que qualquer país esteja inserido na cadeia global de fornecimento de produtos e serviços. Excelente leitura, por coincidência estou lendo e recomendo a todo profissional de qualquer área de negócio.

Plagiando a campanha da FIAT, deixo a mensagem: "Está na hora de você rever seus conceitos".

Grande Abraço

3 comentários:

  1. Que bacana ler esse post contando o caso ocorrido com a Car Consult. Imagino a alegria que você ficou ao ser relatado pelo França Júnior dessa negociação. Para nós profissionais da área de desenvolvimento web é muito gratificante, ainda mais para quem desenvolveu o projeto envolvido, no caso você. Parabéns também pelo novo layout, está muito bom. Abraços, boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Anderson.

    Foi muito bom mesmo saber que um projeto nosso está expandindo seus limites. Uma aplicação que teria foco apenas no mercado do Piauí e estados vizinhos provou ser capaz de efetivar negócios e oportunidades em escala global.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. O mundo é plano mesmo... mas para os que são bons no que fazem e se dedicam com paixão. Para estes os limites não existem. Parabéns, Rodrigo.

    ResponderExcluir