sexta-feira, 16 de março de 2007

o mundo é plano [definitivamente]


Ontem publiquei o novo layout da CAR CONSULT. Após quatro anos do seu lançamento (dez/2006), o layout original havia passado por frequentes reestilizações sem, entretanto, modificar sua estrutura original. Novos serviços foram acrescentados, novas formas de interação dos consumidores com a revendedora, inclusive com a publicação de ofertas pelos próprios visitantes etc.

Após 6 meses de produção e ajustes finais, a preocupação principal era não "chocar" os clientes já conquistados e fiéis ao projeto inicial. O resultado foi um visual muito mais atraente sem perder a fórmula já consagrada: acesso fácil e rápido aos mais de 370 veículos anunciados no website.

Mas por quê "o mundo é plano"? Na última reunião de aprovação do referido layout com o meu cliente e amigo pessoal, França Júnior, ele me deu a feliz notícia que estava fechando negócio com um brasileiro residente na cidade de Saitama, acreditem, no JAPÃO. O cliente está comprando um carro para os pais, que moram em Recife e se interessou bastante por esta Parati. Agora vejam como não existem mais fronteiras para negócios: um cliente no Japão comprando um carro no Brasil, à venda no pátio de uma loja de Teresina (Piauí) que será entregue em Recife (Pernambuco) à 1137 Km de distância do consumidor final.

Esse é o cenário atual perfeitamente retratado no best-seller de Thomas Friedman, "O Mundo é Plano", um respeitado jornalista americando que analisa como a convergência tanto política como tecnológica permitem que qualquer país esteja inserido na cadeia global de fornecimento de produtos e serviços. Excelente leitura, por coincidência estou lendo e recomendo a todo profissional de qualquer área de negócio.

Plagiando a campanha da FIAT, deixo a mensagem: "Está na hora de você rever seus conceitos".

Grande Abraço