quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Google Maps + Whois = O fim da privacidade?


Hoje descobri um serviço interessante: www.ip-adress.com .
Baseado no IP fornecido, ele gera a localização do mesmo no Google Maps e também em foto por satélite.

Para a maioria dos usuários de internet residenciais e comerciais, ele dará a localização do nosso provedor de internet (ISP), e não a localização exata do nosso computador (por enquanto?).

Descobri que o meu provedor de acesso está localizado no Mato Grosso (vide foto) e localizei o Data Center da Locaweb (use 200.234.203.5) quase na esquina da Rua Paraíba com a Casimiro de Abreu, em São Paulo, capital.

Mesclar o serviço Whois com a API do Google Maps foi uma idéia genial, mas como toda descoberta, pode cair em mãos erradas. Na melhor das hipóteses, permite que empresas e pessoas mal intencionadas descubram informações até então confidencias, como a localização exata dos seus servidores de banco de dados, do servidor de aplicações etc.

A internet e a tecnologia da informação (ti) têm trazido grandes benefícios para a nossa vida, entretanto nos aproxima cada vez mais ao cenário retratado em alguns filmes de "ficcão científica", tais como Minority Report, A Rede 2.0 ("The Net 2.0") etc; onde a informática elimina totalmente o direito humano à privacidade.

Um comentário:

  1. sempre tem o lado bom e o lado mau da historia, depende de quem vai usar a tecnologia né ;)

    ResponderExcluir