quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

2007. Hora de separar os homens das crianças


Ano novo, tanque cheio, novas esperanças, novos desafios...

Pegando carona no Diego Eis, fiz um Wallpaper para a W7 com essa frase: "2007. Hora de separar os homens das crianças." E tomei como lema para este novo ciclo que se inicia.

Dentre os inúmeros significados, assumi que nesta selva pré-histórica que ainda é o mercado de desenvolvimento web no Brasil (apesar de 10 anos de "erros e acertos") temos, mais do que nunca, que buscar o amadurecimento e principalmente, o respeito, pela nossa profissão.

Trabalhamos em uma área de negócios fantástica, a única que integra de forma tão perfeita uma mídia de massa com serviços de software capazes de gerar lucros, receita, reduzir custos e agregar valor a todas as atividades comerciais existentes.

Não há nenhum tipo de conhecimento ou negócio que não possa ser trabalhado de forma eficiente na web a fim de gerar resultados positivos para profissionais, empresários, consumidores, jovens, adultos e crianças.

E por que ainda estamos engatinhando? Porque falta consciência tanto do lado do cliente como do lado do desenvolvedor, seja ele free-lancer ou funcionário de uma produtora web. Do cliente por que marginaliza nossa profissão através da política no "quem fizer mais barato, leva" e do desenvolvedor que, por medo de ficar sem trabalho, aceita essa condição e fatalmente, executa o projeto com baixa qualidade para "quebrar o galho".

Espero que em 2007 essa situação mude para melhor, que nós tenhamos clientes éticos, que paguem o valor justo pelo nosso trabalho, com prazo viável e com as condições de trabalho adequadas. E que tenhamos também colegas de profissão que nos deixem orgulhosos de sermos profissionais web, mais ídolos brasileiros em quem possamos nos espelhar e inspirar para desenvolver no mercado regional e nacional outros projetos admiráveis.

Grande Abraço.

3 comentários:

  1. Meu amigo pessoal e colega profissional,

    Você conseguiu retratar todo o cenário atual de nossa área e poucos parágrafos.

    Parabéns... Feliz Ano Novo e muito mais sucesso ainda.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muitas realizações, Rodrigo! Que 2007 seja "o ano": seja pra começar, recomeçar, continuar o que já está dando certo, consertar o que está errado. Bjo grande e toda sorte do mundo pra você e sua equipe, que sabem o real significado da palavra profissionalismo.

    ResponderExcluir
  3. Eh realmente um prazer em saber que existem pessoas que ainda tem esse pensamento sobre nossa area, se torna gostoso de ler um post desse tipo, Rodrigo que 2007 seja o ano da diferença, o ano da novidade, da alegria e do sucesso. Tudo de bom pra voce meu amigo!!!

    ResponderExcluir