segunda-feira, 3 de março de 2008

Locaweb instável


Recentemente a Locaweb atingiu a marca de 100.000 sites hospedados, um marco importante para qualquer empresa de prestação de serviços de hospedagem. Entretanto, pela primeira vez em 6 anos de relacionamento cliente-fornecedor com a Locaweb, tive a infelicidade de visualizar a tela acima na manhã de hoje (03/03/2008).

Tornar-se líder de mercado é, antes de tudo, uma grande responsabilidade pois demanda aprimoramento constante, controle, gestão e visão para manter-se no topo não só dos números mas também na satisfação dos seus clientes.

Há aproximadamente 1 ano e meio venho notando certos deslizes da empresa nessa questão: os atendimentos do help desk e do chat estão mais burocráticos, os serviços de e-mail e mysql apresentam falhas e entram em manutenção com uma certa frequência que não era detectada nos meus primeiros quatro anos como cliente Locaweb.

A impressão que se dá é de sobrecarga da capacidade dos servidores, algo como "otimização da infra-estrutura" para reduzir custos e aumentar o faturamento bruto. Não quero iludir ninguém, o objetivo de toda organização é o LUCRO, mas não apenas o lucro dos seus acionistas, dos seus clientes, parceiros e funcionários também.

Espero que a Locaweb tire essa péssima impressão que estou tendo, sob pena de perder a credibilidade e a confiança que temos de indicá-la como provedor de hospedagem dos nossos sites, aplicações web e clientes, dando a ela a guarda do nosso bem mais valioso: as nossas informações.