quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

1 ano de W7 Solutions

Aos quatorze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e sete a W7 Solutions completa seu primeiro ano de existência. E já temos muita história pra contar...

Foi um ano difícil, como é para qualquer pequena empresa que se inicia, mas sobretudo, um ano de auto-afirmação de uma equipe que se mostrou capaz de superar obstáculos e desafios de forma magnífica, parabéns. Vocês me surpreendem a cada dia.

O balanço do ano vem depois, este post é só para marcar o nosso aniversário e agradecer o apoio de todos os clientes, parceiros, colegas de profissão, concorrentes, amigos e familiares. Muito OBRIGADO.

Grande Abraço

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Os primeiros 40 dias de 2007

Por que esse título?

Estava cá eu com minhas reflexões sobre esses conturbados e produtivos primeiros 40 dias de 2007 e cheguei à conclusão de que eles mereciam ser registrados, tanto para não esquecê-los completamente como para servir de fonte de inspiração quando estiver remexendo os arquivos do meu blog daqui a alguns meses e/ou anos.

Nas duas primeiras semanas do ano estive planejando a mudança da minha empresa, procurando a sala ideal, os novos móveis que teria de comprar, as contas que tinha que pagar, essas coisas. Por fim achei a sala, no centro da cidade, bem ampla, em um prédio bem localizado e já com internet instalada. Ponto ganho. Quando finalmente assino o contrato, já pelo dia 20 de janeiro, chega o www.piocera.com.br, meu cliente há dois anos, e lá vou eu viajar mais uma vez...

Uma semana na estrada, em um enduro-rally que envolve mais de 1000 pessoas trabalhando, competindo, se divertindo etc. Durante a viagem pelos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, menos problemas que o ano passado e aqui em Teresina os meninos cuidaram bem da W7, graças a Deus. Fiz novas amizades, revi amigos e ampliei meu networking, afinal um job pra São Paulo ou Fortaleza de vez em quando não faz mal a ninguém.

Na volta, tratemos de matar as pendências com os outros clientes. Finalmente concluí o Fluxo Financeiro da PAGnet, sistema de pagamentos on-line que desenvolvi para o www.pagcontas.com.br. Ô negócio interessante é aplicação financeira, detalhes, detalhes, regras, contra-regras e muito DINHEIRO sendo movimentado.

Depois de dois meses de férias uma cliente muito querida chegou da Suíça e estamos dando um update no www.marketingvendas.com. E por falar em update, o CAR CONSULT vai estrear layout totalmente novo (www.carconsult.com.br/2007), depois de 5 anos de pequenas plásticas. Só essa história daria um post. A ângustia de mudar um layout que já se consolidou tanto em navegabilidade como em afinidade com os visitantes fiéis. O medo e a empolgação com a nova proposta, espero que os nossos visitantes gostem.

O mais novo caçula da W7 (7 dias de vida hoje) é o www.aprendanamultipla.com.br, um projeto que envolve Website institucional, extranet, recursos humanos e treinamento. Mal começou e os usuários já estão cobrando o cadastro on-line de currículos e as pré-inscrições para os cursos oferecidos. Bom sinal, o feedback dos clientes deveria ser prioridade nº1 de qualquer empresa e a internet é a única mídia que pode personalizar de verdade o atendimento ao cliente. O layout está sendo bastante elogiado também, ficou leve, bonito e funcional.

O segundo projeto de 2007 está saindo do forno: um novo website para a SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e paralelo a ele um CD-ROM interativo de Inclusão Digital para todos os professores do município de Teresina. Apesar do trabalho dobrado com o Flash, dá gosto ver como ele deixa a interface atraente e multimídia "de facto". Esta é a sua verdadeira vocação e não plataforma web como a Adobe/Macromedia e as agências "top" de publicidade tentam vendê-lo. Só faz encarecer o projeto, complicar a vida da equipe de desenvolvimento e chatear o usuário que não tem acesso banda larga, ainda maioria no nosso Brasil.

Voltando à bendita mudança, fico cada dia mais surpreso e emocionado com o apoio dos amigos, ex-colegas de trabalho, parceiros de profissão e, claro, da minha família. Sentir-se querido nessa fase de transição é muito, mas muito mesmo. Só nos incentiva a continuar nessa estrada perigosa e gratificante que é ser dono do seu próprio negócio, enfrentar os desafios do dia a dia na guerra que é a inciativa privada...

OBRIGADO! Não vou citar nomes porque essas pessoas saberão de quem estou falando quando lerem este post.

Para encerrar o tópico trabalho, acabei de enviar uma proposta comercial para outro cliente na área financeira. Um projeto bastante interessante, quem sabe supere a complexidade da PAGnet e consolide o foco da W7 como desenvolvedora de soluções bancárias.

Lazer. Domingo passado finalmente voltei a fazer minhas trilhas de mountain bike depois de quatro meses de abstinência, um absurdo. Como diz um amigo meu: "Trilha. Só sabe quem faz!" Se estiver procurando um esporte, que seja para conhecer novos lugares, manter a forma, fazer terapia ou estar em contato com a natureza e consigo mesmo, faça mountain bike. Vale a pena. Aproveitando o bonde, reiniciei um projeto de mais ou menos um ano, o PIBIC - Piauí Bikers Club (www.pibic.com.br), estou fechando parceria com um programa local chamado Caminhos & Trilhas e irei fundar o mais novo clube de ciclismo piauiense, junto com velhos e novos amigos que conheci nos "single tracks" da vida. Usarei o website do clube para prover todo o cadastro dos membros, promover a comunicação e integração entre nós.

Carnaval. Viagem marcada para Fortaleza, com direito a um convite para o Festival de Jazz&Blues de Guaramiranga-CE (www.jazzeblues.com.br) do meu novo, e pelo andar da carruagem, grande amigo, Filipe Palácio. Boa pedida, bom programa de Carnaval com a minha noiva, nosso tempo de folia já passou, estamos ficando maduros (ou "velhos e chatos"), quem sabe.

Bem, o sábado já começou (02:29 AM), um ótimo dia para você, qualquer que seja ele no momento que estiver terminando de ler esse meu jornal. Detalhe, não falei 80% do que aconteceu nos 40 dias, faça um cálculo.

Grande Abraço