quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Porto Cai na Rede", uma campanha inteligente de marketing digital e turístico

[update002] A votação acabou na última sexta-feira, dia 25/09. Infelizmente não fui escolhido e agradeço a todos os amigos que votaram neste post. Muito Obrigado![/update002]

[update] Este post foi aprovado pela diretoria da campanha, se achar que eu mereço participar do encontro, favor votar clicando na imagem abaixo: [/update]




Como profissional de (e apaixonado pela) internet, tenho acompanhado de perto toda a evolução da chamada "Comunicação ON" nas diversas estratégias das empresas, agências e pessoas físicas para alcançar seu objetivo, seja ele um resultado comercial, institucional ou simplesmente a fama.

Então hoje conheci a "Porto Cai na Rede", uma ação da Prefeitura de Ipojuca-PE para divulgar os atrativos da paradisíaca praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, eleita em 2008 (pela oitava vez consecutiva) a “Melhor Praia do Brasil” pelos leitores da Revista Viagem e Turismo.

E o quê que essa pernambucana tem demais para atrair todos os anos meio milhão de turistas? Bem, a começar pelo relaxante banho em uma de suas piscinas naturais de águas cristalinas e mornas, passando pelo contato direto com peixes de todas as cores às piscinas dos resorts, que somadas são quase do tamanho de dois gramados do Maracanã, à prática de esportes radicais como o surfe, kitesurf e mergulho, até um passeios de jangada para conhecer a flora e fauna local. Tudo isso em um vilarejo de praia cercado de coqueiros e rico em artesanato, cultura e culinária típica, que conta com uma excelente infra-estrutura de hotéis, chalés e pousadas a apenas 65 Km do Aeroporto Internacional do Recife.


Voltando à campanha, a estratégia é reunir durante 4 dias 40 blogueiros selecionados entre diversos perfis para ter uma experiência inesquecível em Porto e, como formadores de opinião que são, espalharem suas impressões (positivas ou negativas) sobre este destino turístico, no melhor estilo "Safari Urbano LG", promovido ano passado. Aí vem a parte mais interessante, além dos "40 escolhidos", serão sorteados mais 5 convites entre os internautas, são os 5 Finais, sendo que 3 para os melhores posts sobre o tema "Porque eu quero ir para o Porto Cai na Rede", 1 para os usuários cadastrados no site oficial e 1 para os seguidores do perfil @portocainarede no Twitter.

Resultados. A ação não tem nem 1 mês de vida (foi lançada no dia 13 de agosto) e já conta com mais de 45000 citações no google para o verbete "Porto Cai na Rede", 1647 seguidores no Twitter e 20 posts candidatos às 3 vagas citadas acima. Meus parabéns à Prefeitura de Ipojuca, aos patrocinadores, à Dáblio Social Media e à Fishy pelo excelente trabalho.

Confira também o perfil no Flickr da campanha.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

1º Digital Day da S/A Propaganda

1º Digital Day S/A PropagandaNo último sábado, 29/08, fui convidado a participar de um "bate-papo sobre twitter e mídias sociais" em uma das mais tradicionais agências de publicidade do meu estado, a S/A Propaganda. Primeiro vamos ao contexto, depois ao encontro.

É notória em todo o Brasil, a preocupação das grandes agências com o "Digital", com a "revolução" e o poder que a internet está tirando dos grandes meios e anunciantes, sobre a necessidade deles se prepararem para o futuro próximo sem o bom e velho BV de cada mídia, sem o já dominado jogo de boliche, onde quem atinge mais pinos (consumidores) ganha e o mais importante, sem o silêncio dos clientes. A maior "revolução" que internet proporcionou à publicidade&propaganda (e à comunicação como um todo) é permitir que o consumidor escolha QUAL mensagem, QUANDO recebê-la e COMO tratá-la, seja recomendando aos amigos, seja devolvendo a mensagem, seja criticando na rede para que os outros consumidores não sejam enganados .

Kd minha bola? RumO jogo mudou meus amigos, a bolinha agora é de Pinball, você manda a mensagem e ela volta, impacta muitas pessoas ou simplesmente cai no buraco negro, e quando impacta pode ser negativamente, por isso os anunciantes e suas marcas tem que tomar muito cuidado pois a sua reputação e crebilidade podem ser manchadas em questão de segundos, seja via Twitter, Orkut, Facebook, MySpace, MSN ou por ferramentas dedicadas a isso (vide Drimio, uma rede social de marcas).

"E esse tal de Twitter, o que é, como é, como funciona?" Essa foi a pergunta que norteou todo o debate, e dá-lhes explicações sobre a tal arroba (@), Seguidores versus Seguidos, RT's (retwitts), Replies, Directs, Blocks, Hashtags (#), Trend Topics, twhril... ufa! Legal ver o interesse de toda a agência, os olhos brilhando e ao mesmo tempo arregalados pelo impacto de tanta informação sendo "jogada" para eles, pediram logo um manual, uma forma prática de absorver tudo aquilo, então publiquei no site da W7 o e-book do Juliano Spyer (@jasper): "Tudo o que você precisa saber sobre Twitter, em português e grátis"

Teve até camiseta brindePra finalizar, debatemos sobre as vantagens e desvantagens desse novo modelo de negócios que está se desenhando para a publicidade, sobre essa "divisão" ridícula entre Comunicação ON e OFF que alguns players do mercado estão querendo vender (como se tal divisão existisse) e como as agências podem usufruir dessas ferramentas para agregar valor aos clientes que atendem. Falamos do DigitalAge 2.0, realizado dois dias antes, e sobre a afirmação polêmica de Chad Hurley, Cofundador do YouTube e principal palestrante do evento, de que "A internet matará a televisão", mais do que compreensível, afinal de contas ele só quer vender o peixe dele (denovo).

Saldo da brincadeira? Super positivo, agradeço o convite realizado pelo Bonifácio Neto (Boni), ao debate acalorado com o Siqueira Campos, à pesquisa realizada pela Amanda Viana (@mandiaviana) e Liu Pinheiro (@liupinheiro), e a toda a equipe da @sapropaganda, que participou em peso. Parabéns por não se mostrarem alheios às mudanças que nos cercam.