quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Meu primeiro e-commerce


Caríssimos, vivendo e aprendendo... Em 7 anos na profissão de informata nunca fiquei tão impactado com o poder da equação internet + varejo = e-commerce.

Vitrine de produtos não são novidades para mim ou para a W7: CAR Consult e Empório Veículos estão aí para provar isso, já desenvolvemos também um sistema de pagamentos B2B complexo para o PAG Contas e as inscrições on-line da maior prova de regularidade do Brasil, o Enduro-Rally Piocerá/Cerapió, dentre outros, mas faltava algo: um e-commerce.

Sempre tive vontade de fazer uma aplicação B2C e no final de 2008 veio a oportunidade: fechamos contrato com o Crocodilo Beach 2009, o bloco de carnaval mais tradicional do Piauí, com 9 anos de evento e um público de 6.000 foliões.

A integradora escolhida foi o PAG Seguro, tanto pela facilidade de integração com praticamente todas as operadoras de cartão de crédito e bancos como pela ausência de taxa de instalação (SETUP). Nossa meta é vender 17% dos abadás até o dia 20 de fevereiro, véspera do evento. Registramos nossa primeira venda no dia 26/12/2008 e em menos de um mês atingimos 35% da meta.

Dado o fato de que trata-se de Carnaval, a melhor época de vendas serão as duas semanas de fevereiro antes da festa de momo, ou seja, tudo indica que iremos ultrapassar a meta estabelecida pela Diretoria do evento. Meta esta que eu, no alto da minha inexperiência com comércio eletrônico e com Carnaval, considerei impossível de ser alcançada. É o tipo de caso clássico em que eu estou muito feliz em estar errado com alguma coisa ;)

Dia 3 de março teremos outro projeto no campo do e-commerce sendo publicado, espero o sucesso da primeira empreitada se repita, aguardem as novidades.

Grande Abraço

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Amizade Profissional


O termo pode soar estranho à primeira vista mas é exatamente este o tipo de relação mais importante, e não menos negligenciado, com o qual lidamos 1/3 das nossas vidas, ou seja, no nosso ambiente de trabalho.

Não é segredo para ninguém as nuances dos nossos relacionamentos com superiores, subordinados, colegas, clientes, fornecedores e funcionários. Tal como qualquer relação saudável, a Amizade Profissional deve ser pautada, acima de tudo, no respeito, na confiança e na reciprocidade.

Contratos são peças fundamentais em qualquer relação de trabalho, sejam entre pessoas físicas ou jurídicas, mas nenhum contrato, por melhor que seja, vai atender a todos os detalhes, circunstâncias especiais e problemas que podem ocorrer (e ocorrem) no seu emprego, na sua empresa ou em um projeto.

A afinidade e o entrosamento entre as partes envolvidas: cliente/fornecedor, patrão/empregado etc; são essenciais para o sucesso ou o fracasso de um projeto. Entretanto é preciso tomar muito cuidado para não confundir esse relacionamento com o pessoal. Aí está o motivo pelo qual empresas familiares sejam tão problemáticas e porque grandes amigos que resolvem abrir um negócio acabam destruindo a amizade junto com a sociedade.

Alguns gurus e/ou especialistas em carreira propagam o mantra "Problemas? Deixe-os em casa" mas e os problemas do trabalho? Nenhum ser humano é um robô que desliga os seus problemas quando entra no escritório ou quando sai dele. Nós somos seres holísticos, não podemos ser analisados ou julgados pela fria observação de uma parte das nossas vidas, como a extraordinária capacidade que a Dona Sheila tem de organizar as finanças da empresa em 10 planilhas do Excel. E os dois maços de cigarro que ela fuma todo dia? Ou as duas taças de vinho que ela toma para conseguir dormir?

Portanto meus amigos, cuidado com os limites dos seus amigos profissionais e, principalmente, com os limites que VOCÊ dá para seus relacionamentos profissionais. Esse é o segredo para a engrenagem não quebrar.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Lula é mais poderoso que Warren Buffet, Dalai Lama, Osama Bin Laden e o Papa Bento 16



A notícia é um pouco velha (22/12/08) mas vale a citação: Segundo a revista americana Newsweek nosso queiro presidente Lula é a 18ª pessoa mais poderosa/influente do mundo, desbancando nomes como o Papa Bento 16 (37°), o terrorista Osama Bin Laden (42°), o líder espiritual Dalai Lama (46°), a apresentadora de TV Oprah Winfrey (47ª) e o mega-investidor Warren Buffett (19°), o homem mais rico do mundo.

Aqui você vê a lista completa

Grande Abraço

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Primeira meta de 2009: comprar a mesa de jantar



Brincadeiras a parte, em breve o balanço de 2008 e as verdadeiras metas para o novo ano.

Grande Abraço a todos