quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Opera entra de vez na Nova Guerra dos Navegadores


A Opera Software decidiu distribuir gratuitamente o seu navegador Opera, atualmente na versão 8.5. Até então, para usar o Opera você tinha que aceitar um full banner permanente no topo do navegador ou então pagar uma licença.

Essa ação reflete nitidamente a preocupação da empresa com o crescimento do navegador Firefox (pt-br), que vem despontando como a melhor opção tanto para usuários finais como para desenvolvedores, onde ele já é líder absoluto. Além de grátis, o Firefox é livre, ou seja, qualquer usuário que conheça linguagens de programação pode modificá-lo, adionando ou melhorando recursos já existentes.

O Opera é um navegador muito versátil, seguro e recheado de recursos, mas o diferencial do Firefox nesta nova guerra pelo mercado de navegadores (ou browsers) é possuir tudo que os concorrentes têm mais a facilidade de uso e a total personalização do software.

Quer pesquisar mais?
Guerra dos Browsers



Mozilla Firefox

terça-feira, 20 de setembro de 2005

Quem é quem no desenvolvimento web!

Caros amigos,

Comecei a fazer um prefácio para incentivar a leitura deste artigo do webinsider na minha lista de emails e acabei escrevendo um mini-artigo sobre desenvolvimento de websites :D.
A propósito, o artigo trata de redação para web (ou webwriting), uma área que pode ser explorada tanto por jornalistas como por redatores publicitários e, se o site for voltado para um público-alvo bem específico, especialistas em determinado assunto/área de estudo.

Vamos ao texto: Quem é quem no desenvolvimento web!

Na área de desenvolvimento de web sites, assim como em qualquer área de trabalho, precisamos de um nível de especialização adequado para alcançar o nível de qualidade desejado no produto final.

A figura de "webdesigner" está bastante massificada e, como tudo que é popular demais, acaba por vezes sendo mal entendida ou mal aplicada, acarretando um desgaste e de certa forma uma marginalização da profissão. Com tantos picaretas disputando o mercado com profissionais sérios, acredito que o Webdesigner deve se valorizar e exigir tratamento adequado por parte do mercado.

Acredito também que os projetos web devem ser executados por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especialistas em sua área e não unicamente pelo "webdesigner-faz-tudo". Essa equipe é dividida em pelo menos três tipos de especialistas: o webdesigner, que cuida do layout do site e da experiência do usuário (internauta), o analista/programador web (ou webmaster), que cuida da lógica da aplicação ou do negócio, linguagens de programação e tecnologias do servidor web aplicadas no projeto e, finalmente, o editor/jornalista web, o responsável por todo o conteúdo do site, com conhecimentos em webwriting e, principalmente, do assunto/público-alvo do website envolvido.

Projetos mais complexos envolvem mais áreas de estudo e seus respectivos profissionais, e como os websites estão cada vez mais se transformando em aplicações web sofisticadas e lucrativas, em breve não estranharemos mais quando ouvirmos falar em arquitetos da informação, engenheiro de websites, designer de interface web, engenheiro de usabilidade etc.

Saudações a todos.

Macromedia lança Studio 8

obs.: a data original deste post é dia 08/08/2005, mas não se preocupe pois vale a pena ;)

A Macromedia (www.macromedia.com) lançou hoje, dia 8 de agosto de 2005, o Studio 8, a suíte de aplicativos que engloba as famosas ferramentas de desenvolvimento de websites Flash, Fireworks e Dreamweaver, dentre outras menos conhecidas como ColdFusion, Breeze, Flex, FlashPaper, FreeHand, Contribute etc.

Dentre as novidades, está o melhor suporte do "Dreamweaver 8" a criação de documentos XML/XHTML e Layouts CSS, numa visível intenção de atender a recente tendência mundial de desenvolvimento em Web Standarts (Padrões Web), batizada por alguns no brasil como Tableless (veja www.tableless.com.br).

No "Fireworks 8", temos o suporte a importação de arquivos QuickTime Image, MacPaint, SGI e JPEG 2000, novos painéis de ferramentas como o Special Caracters e o Image Editing, como novos recursos de edição de imagens. E também a capacidade de gerar menus pop-up em CSS (novamente a preocupação com os Padrões Web).

O "Flash Professional 8" vem com um melhor suporte a fontes, com direito a criação de efeitos de sombra e desfoque, novos recursos de animação como o easing, que antes era feito apenas com actionscript, e novas opções para a publicação de vídeo no documento flash, com ferramentas avançadas de importação, através do melhoramento do já conhecido Codec da Sorenson Spark.

O Studio 8 completo sai por U$ 999, e o upgrade da versão atual, o Studio MX 2004, por U$ 399.

Gostou? Baixe aqui a versão trial do Studio 8: http://www.macromedia.com/downloads/

A que viemos

A vida, a informática, o webdesign, a filosofia, o esporte e um pouco de humor. Este será o conteúdo deste blog.

Saudações a todos.